A MISSÃO DA CATEQUESE É FAZER ECOAR A PALAVRA DE DEUS!

 

PASTORAL DA CATEQUESE

MISSAS DAS CRIANÇAS

O QUE É CATEQUESE

 

 

Folheto do Mês de Março
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A preparação para a Primeira Eucaristia está subdividida em até 3 Etapas, destinando-se a crianças com as seguintes idades, respectivamente:

Iniciação: 7 a 8 anos

Pré-Eucaristia: 9 anos

Eucaristia: 10 anos

 

A maturidade da criança é fator importante nesta preparação: as etapas poderão ser adiantadas ou não, segundo a avaliação do Catequista.
 

É uma preparação que deve ser levada muito a sério, uma vez que, para cada etapa, são planejados aproximadamente 35 Encontros, numa programação importante a ser cumprida.

Em nossa Paróquia, a Primeira Eucaristia é celebrada no último Sábado do mês de novembro.

 

 

 

ORAÇÃO DO CATEQUISTA

 

Jesus, Senhor e Mestre, ajuda-me a seguir teus passos na catequese do caminho de Emaús.

Que os meus pés sejam os teus pés, para me aproximar e andar junto daqueles que colocaste no meu caminho!

Que os meus ouvidos sejam os teus ouvidos, para escutar as angústias e a s alegrias daqueles que me confiaste!

Que os meus lábios sejam os teus lábios, ao pronunciar a tua Boa Nova. Que eu seja um instrumento vivo, para que a tua Palavra continue a abrasar o coração daqueles que me ouvem, por tua graça.

Que o meu coração seja o teu coração, para sentir que, embora seja mais fácil partir, é preciso ficar e ser conforto aos que esperam te encontrar.

Que as minhas mãos sejam as tuas mãos, para indicar o milagre que nos faz abrir os olhos e reconhecer a tua presença, no partir do pão.

E, que no momento certo, Senhor, eu possa desaparecer, para que os meus catequizandos falem da alegria de tua presença, e ajudem a transformar o mundo pela graça do teu amor!

Caminha sempre ao meu lado, Senhor! Amém.

             

                                         

 

 

A PERSEVERANÇA

  A Perseverança é uma Catequese de pós-Eucaristia, onde os catequizandos são chamados a continuar sua caminhada cristã, rumo ao amadurecimento na fé, que é objetivo maior da Catequese de Crisma.

 A Perseverança é um grande e constante desafio, quando tantos apelos do mundo seduzem os adolescentes e jovens para longe da comunidade cristã e da vivência religiosa.

A etapa da Perseverança é coordenada por Neuci, sempre aos sábados, onde os jovens aprofundam-se nos ensinamentos bíblicos e na vivência do Evangelho. Ao completarem 15 anos, iniciam-se os encontros em preparação ao Sacramento da Crisma.

 

               

  A catequese é uma das mais importantes pastorais da Paróquia de Nossa Senhora de Brotas. O primeiro catequista da nossa comunidade é, com certeza, o Mons. José Edmilson, o vigilante Pároco que, em suas homilias, vai levando ao povo a mensagem de Deus. Para isso, conta com o auxílio do dedicado Vigário Paroquial, Padre Sílvio Pereira e o grande colaborador Padre José Leal.

 A Equipe de Catequese, empenhada e perseverante, complementa esse processo, num constante trabalho de evangelização e formação cristã. A preparação para a Primeira Eucaristia (Primeira Comunhão) tem por objetivo principal, transmitir aos pequeninos um adequado conhecimento de Jesus, e incentivá-los a uma vida de comunidade, baseada nos valores cristãos. A catequese inicial pretende, na medida do possível, despertar para uma caminhada, num processo de educação contínua e sistemática da fé, que acompanhe a pessoa por toda a vida, em seu crescimento integral. As catequistas apresentam Jesus Cristo às crianças, como um verdadeiro amigo, modelo para as suas atitudes e ações na vida familiar e comunitária. Nesta fase, a participação da família é fundamental, incentivando seus filhos e testemunhando seu amor a Deus e ao próximo.

 

 

 

                                                                   

Matrículas para a Catequese:

As matrículas são abertas, normalmente, durante o mês de fevereiro, todos os dias e para todos os níveis.

A EQUIPE

Neuci Larissa
Maria Souto  
Marly  
Viviane  
Marco Antônio  
Neinha  
Conceição  
Josemário  
Janaína  
 

ALGUMAS ATIVIDADES PARA A CATEQUESE

 

Este material foi adaptado, pesquisando os diversos sites preparados por irmãos que, como nós, buscam divulgar a Palavra de Deus e estimular as crianças no conhecimento bíblico e na prática do amor. Apenas, nos recomendam que, não podem ser comercializados, mas, podemos utilizá-los gratuitamente. Muito obrigada, meus irmãos!

 

Lazer 01

Caça-palavras - Atitudes

Lazer 11

 

Lazer 02

Labirinto do Zaqueu

Lazer 12

 

Lazer 03

Caça-palavras Bíblia

Lazer 13

 

Lazer 04

Procure as diferenças

Lazer 14

 

Lazer 05

Nomes dos Apóstolos

Lazer 15

 

Lazer 06

Pai-nosso

Lazer 16

 

Lazer 07

Ressurreição de Lázaro

Lazer 17

 

Lazer 08

João Batista

Lazer 18

 

Lazer 09

Cruzadinhas

Lazer 19

 

Lazer 10

 

Lazer 20

 

A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de educação na fé. Por isso, é importante que os pais tenham o cuidado de levar as crianças à Igreja, desde pequenas, para descobrirem as maravilhas de Deus.

A Missa das Crianças são celebradas sempre aos Sábados (16:00h), sob a responsabilidade de Aline e Liziane.

   Ser catequista é uma linda missão!

 

 

                  

 

 

 CATEQUESE DE ADULTOS

 

  Apesar do Diretório Geral da Catequese afirmar que "a Catequese de Adultos é uma forma privilegiada de catequese" a Igreja continua apostando na catequese da infância e da adolescência.

  Contudo, a existência de vários Grupos, Movimentos e Pastorais da nossa Paróquia de Nossa Senhora de Brotas, tornam-se verdadeiras fontes de catequese, onde jovens, adultos e idosos, retomam a vida dos sacramentos.

   Podemos observar porém, que, na atual conjuntura em que vivemos, e com a transformação da sociedade neste movo milênio, fortemente marcado pelo individualismo, os adultos procuram cada vez menos as religiões instituídas, para esclarecer as suas questões vitais e fazer as suas opções. A falta de perseverança e o apelo material são fatores primordiais para a negligência da fé. Os que priorizam a vida comunitária, entretanto, afirmam que, a sua fé em Jesus Cristo confere à existência humana densidade e plenitude.

. Apesar de não conseguirem dar continuidade às propostas que a Igreja oferece, muitas pessoas passam por esses grupos e encontram sentido para as suas vidas. Descobrem Jesus Cristo e aceitam-no como diretriz de suas vidas.

   Fortalecem-se pela oração, pessoal e comunitária, e aprendem a partilha dos dons e do tempo. Muitos se dedicam a anunciar Jesus e o Evangelho, a dar um novo rosto à Igreja, formando novos grupos, não só dentro da nossa Paróquia, como fora dela.

  Surgem dificuldades, muitos esmorecem... Outros, porque não vêem os seus sonhos realizados, “tal e qual” planejaram, afastam-se... Um pequeno número, porém, permanece no serviço da Igreja, disposto a fazer o “possível” e da melhor forma possível...

  A atividade da Catequese de Adultos desenvolve-se, assim, nestes vários aspectos, incentivada pelos Grupos, Pastorais e Movimentos, especialmente pelas propostas da Pastoral Familiar. Muitos ainda procuram a Igreja para pedir os sacramentos (Batismo, Crisma, Eucaristia, Matrimônio, Unção dos Enfermos).